Avançar para o conteúdo principal

O tempo nas nossas mãos

O tempo é tramado.
 
Quando somos bebés, não o conhecemos, se ele passa ou não, é-nos indiferente. Nessa altura da nossa vida somos adultos na nossa pequenez, e bebés na nossa grandeza.
 
Crescemos mais um pouco, somos crianças e começamos a ter uma leve noção de que existe o tempo, aquele que passa, o que faz tocar a campainha da escola. Também sabemos que é devido ao tempo que  nunca mais chegam as férias, nunca mais chega o nosso aniversário, nunca mais chega o Natal... O tempo é "chato"! É uma "chatice" esperar: queremos que o tempo passe.
 
Mais uns anitos e está a adolescência à espreita. Chega o momento em que "nunca mais temos  idade para...". É um problema, os dias são lentos, e as semanas quase estagnam. Não se entende a lentidão do tempo. Queremos ter idade para fazer isto... e aquilo! Mas a idade está de mãos dadas com o tempo... Por isso pensamos que cada dia que passa, ficamos mais velhos, somos os maiores, os melhores... Ai, ai, como a adolescência nos incha.
 
Finalmente chegamos à tão ansiada juventude: na teoria, a melhor época das nossas vidas. (Para mim, até ao presente, foi sem dúvida a segunda. O primeiro lugar pertence à minha infância.)
A juventude é desejada pois podemos sair à noite, namorar, fazemos o que quisermos e não conhecemos bem a palavra "consequências". O significado desta palavra tende a ser apreendido com o passar do tempo... O tempo ainda não teve tempo para nos ensinar as prioridades de importância, por isso a família muitas vezes é um apêndice e os amigos o nosso oxigénio. Tolos somos.
 
"Hands of a time", por Andrew Judd
 
Depois chegamos à idade adulta. Aí começam os nossos problemas. Aqui, neste momento, já queremos que o tempo passe mais lentamente. O tempo já não é "chato", é sim muito rápido. Ele não se estica, não chega para os amigos, nem tão pouco para a família. A solução é então atolarmo-nos em trabalho, de modo que "nem pensemos mais nisso".
 
A verdade, aquela que todos sabemos, é que o tempo não tem culpa seja do que for. É uma invenção nossa, para não nos perdermos.
 
No entanto, o que acontece é que o tempo, primeiro, nos perde; depois encontra-nos e mantém-nos por perto; para que no fim nos possa esquecer...


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Porquê?

A vida traz-nos tristezas, Porquê? Fazemos por merecê-las? Fizemos por merecê-las? Ou apenas acontecem por nada? Não sei responder... Vejo boas pessoas a sofrer, Sem razão para o acontecer. Não percebo o sofrimento... Mas não se pode ser feliz, Mesmo quando alguém nos diz Para o ser, Quando o sofrimento continua a aparecer. A prenda que quero este Natal é: Um amor para quem precisa. A minha lista de desejos para 2010 resume-se: Que quem precisa , encontre o amor. Simples não?! Então, pra quê tanto sofrimento?... P.S.: A ti, que sabes quem és, obrigada por tudo.
Rascunho do meu coração Que estou aqui a escrever? Não Apenas rascunho o que escrevo Apenas rascunho o que sinto Neste rascunho não minto Pois fica no rascunho                                [do meu coração] 14/05 20h33

Só quero ais

Bate mais forte, parece que salta Bate com a intensidade dum tambor Bate com a força dum amor Que bateu forte demais. Sorri, sorri maior que a alma, Sorri mais brilhante que sol, Sorri para mim, girassol, Pois eu vou aonde vais. Anda mais rápido, mas não corras, Anda, mas não fujas de mim, Anda, vem fica aqui, assim, Porque em mim ficas mais. Eu quero-te tanto, que dói. Eu quero-te até que doer não aguente, Eu quero-te, meu amor não mente, Porque sem ti, só quero ais. 10/05/2014